Os 9 melhores documentários de moda na Netflix

Uma das melhores – e mais divertidas – formas de aprender e conhecer mais  sobre moda, vendo os bastidores desse universo tão amplo e distante de muitos de nós, meros mortais, é através de documentários e filmes. Só que rola aquela preguicinha de procurar por aí, né? Então aqui vai uma lista dos melhores disponíveis na nossa querida Netflix.

Pra começar, vamos de “Diana Vreeland: The Eye Has to Travel”. Diana é uma das principais criadoras do modo como consumimos as revistas hoje, considerada por muitos a primeira editora de moda.

120920_MOV_DVreelandDocEX.jpg.CROP.rectangle3-large
A editora das editoras de moda, Diana

É a Anna Wintour antes da própria Anna, só que muito mais cool – e extravagante. Pegou o conceito? O documentário, tão bem humorado como sua personagem principal, conta a história de Diana, que passou a ser editora da revista Harper’s Bazaar em 1937, e por lá permaneceu por 25 anos. Depois assumiu a editoria da Vogue americana por nove anos, finalizando sua carreira como curadora do Metropolitan Museum of Art de Nova York. Ou seja, uma vida dedicada à moda, arte e cultura.

Dior and I: quem sente saudade do Raf Simons na Dior levanta a mão *todas levanta* desculpa Maria Grazia, mas aqui é #teamRaf. Nesse documentário acompanhamos a estreia genial do designer na grife, em um clima um tanto tenso de preparação para seu primeiro desfile, com todos os bastidores da aclamada coleção de 2012.   

raf
Calma, Raf. Juro que vai dar tudo certo.

Visto por muitos como um tanto antipático, talvez após assistir você, assim como aconteceu comigo, passe a ter outra visão do estilista. Mesmo o documentário tendo estreado apenas em 2014, com todos nós já conhecendo a coleção e sabendo como ela foi aclamada pelo público e crítica especializada, ainda assim, é quase impossível não se pegar torcendo por Raf, preocupado e um tanto inseguro na longa era pós John Galliano que começava na Dior.

Lagerfeld Confidencial: pra quem sempre teve curiosidade em conhecer um pouco mais da vida e do trabalho do super reservado designer da Chanel e Fendi, esse é um prato cheio. Karl sempre soou como uma incógnita, o tipo de pessoa que fala e mostra tão pouco de si além de suas coleções que a gente quer sempre mais. Nesse documentário, enfim temos a chance de entender um pouco da mente do eterno kaiser da moda.

c94eef873238e24ad19a455dd4e75abb
Jeremy e Rihanna. Se não for pra tirar fotos com amigos assim nem quero.

Jeremy Scott – The People’s Designer: Fazer documentário mostrando a estreia de designers é tendência na indústria, e esse é mais um do tipo. Desde 2013 na Moschino (e é difícil imaginá-lo em outro lugar, até fazendo um esforço), aqui a produção vai um pouco além, contando a história de vida do estilista desde sua infância, e é recheado com suas amigas estrelas do pop, como Rihanna e Katy Perry e claro, mostra o backstage e as confusões do processo criativo pro primeiro desfile dele na marca.

House of Z: Em um mix de entrevistas e filmagens antigas, o documentário mostra como o designer Zac Posen chegou ao topo rápido – e também saiu dele. De volta ao jogo após sofrer duras críticas pela imprensa especializada e até mesmo perder seu espaço tão bem conquistado para um jovem estilista na NYFW, é uma história de queda, mas também de reconstrução inspiradora. Pra se identificar – e se inspirar – em diversos aspectos, principalmente numa sociedade que cobra tanto da gente ainda jovem.

Franca – Chaos and Creation: Franca Sozzani. Eu sei, esse nome já basta pra fazer você assistir esse documentário, que conta a trajetória dessa jornalista de moda  incrível.

franca-sozzani-300x300
Franca Sozanni

Dirigido pelo filho dela, Francesco Carrozzini (noivo da filha de Wintour, tenho que mencionar, é sensacional isso), é o tipo que até deprime um pouco de tão maravilhosa e bem construída que foi carreira e a genialidade dela que comandou por quase 30 anos a Vogue Itália, a.k.a melhor Vogue em questão editorial, desculpa Anna. Talvez role uma tristezinha, ou um misto de inspiração com aquele sentimento de também quero ser Franca, mas é o risco que se corre. E olha, vale a pena.

Dries: Um designer com mais de cem desfiles no currículo, esse é o belga Dries Van Noten. Contando sua paixão e passando pelos bastidores de seu processo de criação, o documentário aborda a vida do recluso estilista que ainda se mantém fiel às suas raízes, mesmo sendo sucesso no mundo.

Que Diabo veste Prada é um dos maiores clássicos dos filmes de moda todo mundo sabe, mas muitos ainda não viram, digamos “a versão real”: A Edição de Setembro. O documentário foi gravado na redação da Vogue americana e mostra os bastidores do fechamento da edição mais importante do ano. Setembro é quase um janeiro pra moda, é o mês que voltam às aulas no hemisfério norte, tem semana de moda, dá pra incluir o que aconteceu na semana de Haute Couture,  confirma ou não o que é tendência. Logo é a com maior números de páginas, anunciantes, editoriais. É a capa que toda modelo ou artista quer pegar, que toda grife importante tem a obrigação de aparecer.

jug.jpg
Amigas que julgam unidas, permanece unidas.

Anna Wintour é impagável, então talvez você odeie, mas odeie amando. É admirável a forma como ela carrega a revista, o envolvimento, os detalhes. E a discussão dela com a diretora criativa, Grace Coddington, uma das únicas com a coragem pra peitar a abelha rainha da redação – são mais de vinte anos trabalhando juntas e adoramos uma treta fashion. Ah, e ainda em poucos minutos você pode entender porque a nossa Caroline Trentini é a modelo favorita da publicação pra editoriais minha também, mas ninguém perguntou.

Manolo: The Boy Who Made Shoes for Lizards Lembrou de Sex in the City, né? Nesse documentário dirigido por um amigo pessoal de Manolo, você confere a história do designer de sapatos paixão de Carrie Bradshaw, com uma lista bem humilde de depoimentos de estrelas apaixonadas por suas criações como Anna Wintour, Naomi Campbell e John Galliano. Não são só sapatos, definitivamente.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s